quinta-feira, novembro 12, 2009

RTP é um coio de antis

O Alexandre Albuquerque é mau profissional
Foi um resumo sobre o Benfica- Naval que me fez escrever este mail ao provedor do telespectador da RTP. Que aja é a minha vontade.

Caro Provedor,
Sempre me baseei nos principios que aprendi com os meus pais. Um deles foi a honestidade. Pensei eu que a coisa só tinha a ver com as questões de dinheiro, do roubar e do enganar outros. Mais tarde vim a saber que havia a honestidade intelectual e que o exercicio de certas profissões exigia a deontologia profissional, o respeito pela verdade e pelo bom desempenho da profissão. Pensei, mal, que tal exigencia, por si só, fazia o homem, o profissional, um ente digno e honesto. Que ilusão a minha. Porém, apesar da minha experiencia e dos meus desengamos sobre a matéria, só junto de amigos manifestava o nojo que esta gente me provocava, ao tomar conhecimento de actos que praticavam com impunidade, ao arrepio das juras e das normas que os regulavam.
No jornalismo, é o caso que vou abordar, a verdade anda arredia, anda de acordo com as cores e os interesses da camisola que os cujos defendem. Querem lá saber da verdade, mesmo que esteja a ser vista por muitos milhares de telespectadores. Em abstracto é o dia a dia.
Em concreto, o comentador (?) Alexandre Albuquerque e os seus comentarios ao ultimo Benfica-Naval. A desonestidade do individuo (será jornalista?) vai ao ponto de manifestar desejos seus e de ignorar as imagens que todos vemos, sem pudor, sem duvidas, nada. Só o intuito de intoxicar o telespectador, sem respeito pelo seu dever de informar de acordo com a verdade daquilo que se está a passar à vista e não para alterar ou não querer ver o que vai sendo registado com imagens.Tratam-se de actos premeditados e permitidos com objectivos deturpadores. Só pode. E é para esta realidade que, atraves deste mail, quero dizer a V. Excia., este Alexandre Albuquerque, não serve a RTP, não serve a verdade e não serve a sua classe de jornalista (?).Destes individuos estão os media cheios, por opção administrativa. Infelizmente, não por competencia ou por honestidade profissional.

Nota: Bati-me antes e após o 25 de Abril, para que os jornalistas desportivos tambem tivessem direito à carteira profissional. Pensava eu que a carteira tornaria o seu possuidor cumpridor da deontologia profissional.
Não estou enganado, A.A. é mau profissional.


4 comentários:

  1. ´Mais mails como este. É preciso desmascarar a seita de vendidos que dominam os media, particularmente, aqueles que são pagos por todos nós. Haja isenção na informação.

    ResponderEliminar
  2. (BLOG DO MANUEL)
    Concordo plenamente com o artigo e com o comentário anterior. Eu próprio enviei também um mail há dias para o Sr. Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga que está no meu blog.
    Saudações gloriosas.

    ResponderEliminar
  3. Caro goleador, todos temos que exigir a verdade desportiva e acabar com os intoxicadores ao serviço dos emblemas. Eles são funcionarios publicos e jornalistas. Que o sejam, como manda o codigo deontologico.

    ResponderEliminar
  4. Caro manel, a sua concordancia é um tonico para continuar a desmascarar a pandilha de vendidos e desonestos que vivem à conta do erário publico e só servem interesses de alguns. Um nojo.

    ResponderEliminar