sexta-feira, novembro 20, 2009

Queixa ao Provedor da RTP e o que se seguiu (Benfica x Naval)


A proposito da minha carta ao provedor da RTP, publicada num outro post, recebi o email que passo a transcrever.


Exm. Sr(a) ( Retiro o meu nome por razões obvias)


Em nome do Provedor agradeço a mensagem que nos enviou.
Efectivamente, continuamos a receber, via correio electrónico, um grande número de queixas sobre as interpretações que o relator Alexandre Albuquerque fez acerca de alguns lances na retransmissão do resumo do último jogo Benfica/Naval.
Consideramos importantes estas chamadas de atenção dos nossos telespectadores e delas já demos conta ao relator Alexandre Albuquerque.
Estaremos atentos, tendo respondido do seguinte modo aos telespectadores:
«Recebemos, de facto, um número inusitado de mensagens a este propósito, aliás todas elas com texto semelhante.
Vimos e revimos os lances discutidos e que foram objecto de parecer do locutor da RTP no sentido de este manifestar dúvidas sobre algumas faltas assinaladas. E francamente não nos parece que alguns lances que deram origem às faltas assinaladas pelo árbitro não possam ter uma outra interpretação.
Provavelmente, grande parte dos telespectadores que nos escrevem, além do resumo do jogo transmitido pela RTP às 01:00 horas, foram ao estádio da Luz. Ao vivo, com certeza, a visão dos lances é outra e no corrido do jogo parecem, de facto, faltas indiscutíveis.
Achamos por isso que não merece uma condenação tão peremptória a visão do relator. Nem será, por certo, por diferença de clubismos que poderemos condená-lo em absoluto por ter manifestado uma outra interpretação das ditas faltas.
O Benfica está com um futebol vistoso, acutilante e inebriante. Com resultados acima de qualquer suspeita. Nem será a opinião interpretativa de outros, ou de um relator, que ofusca o actual brilho das exibições do Benfica».
Com os melhores cumprimentos,
Chefe de Gabinete dos Provedores
Fernanda Mestrinho


A minha resposta.


Cara Fernanda Mestrinho As interpretações não alteram a realidade dos factos, que é a visão. E é isso que eu reclamo do senhor em questão, como funcionario (jornalista?) publico. Se é jornalista, mais se agrava a reclamação que faço. Ignoro a tentativa de admitir a minha ida ao jogo ou de muitas reclamações existentes no mesmo sentido. São questões que gerariam muita polemica inutil, para o caso em apreciação. Reconhece a FM: " O Benfica está com um futebol vistoso, acutilante e inebriante. Com resultados acima de qualquer suspeita. Nem será a opinião interpretativa de outros, ou de um relator, que ofusca o actual brilho das exibições do Benfica». No entanto, a interpretação (não a visão de AA) dá-lhe para relevar faltas não existentes proximas da area e quedas sem razão na area da Naval (Saviola levou um pontapé na cara), numa tentativa clara de desmerecer a vitoria do Benfica e num alinhamento (se não é campanha, parece) que se apoderou de muitos comentadores defensores de estrategias clubisticas e contaminaram profissionais da CS. Aos profissionais do jornalismo (com carteira) e mormente aos da RTP, não posso deixar em claro a afronta à verdade, em nome de clubismo, apesar de serodio, tão em voga e mostrando evidentes sinais de frustração desportiva.
(…)

1 comentário:

  1. Em homenagem aos Blogues Benfiquistas, a Gloriosasfera passa a apresentar em destaque as imagens dos Blogues Benfiquistas actualizados.

    A todos os Benfiquistas que têm a coragem de escrever a sua opinião públicamente,
    A cada voz própria que grita bem alto “Viva O Benfica” ,
    A todos quantos divulgam o Benfiquismo com tanto amor e paixão,
    Aos Blogues Benfiquistas

    ResponderEliminar